Blog nº1

Indiscutivelmente o melhor blog...

Temas personalizados no blogger - blogspot

Em conversa com o meu opositor ontem ao almoço, ele confessou-me que, apesar de ter tentado implementar o Google Analytics como descrevi no meu post, depois de ter tentado sem sucesso a implementação de um template personalizado, acabou por escolher um dos temas disponibilizados pelo blogger (blogspot), e depois disso não voltou a implementar o Analytics...

Pois bem, como não quero que ele perca este desafio de forma injusta, decidi efectuar este post acerca da forma como implementar temas personalizados nos blogs do blogger (blogspot).

Para começar, vou aqui deixar um site que para mim, é um dos melhores sites de temas personalizados para o blogger, o BloggerStyles. Além de ter uma grande variedade de temas para download, possibilita ainda a visualização de cada um desses temas disponíveis já em funcionamento no blogspot e, para facilitar ainda mais o trabalho da escolha, possui uma classificação dos temas, com pontuação numa escala de 0% a 100%.


Para dar inicio à minha sugestão, começo por dizer que, pelo menos eu, nunca escolho temas que não tenham pelo menos uma classificação de Bronze.

Pois bem, depois de escolher o template desejado, deve efectuar-se o download do mesmo e, em seguida, descompactar o ficheiro e editar o ficheiro XML, alterando os texto que aparecem em inglês para português (no caso do template conter textos fixos), caso contrário os textos apacem em inglês, não ficando a parecer muito bem num blog português - neste passo sugiro que seja logo colocado o código de implementação do Google Analytics. O segundo passo é seguir as instruções contidas no ficheiro ReadMe.txt, que contém todos os passos a seguir para levarmos a bom porto a implementação do nosso novo tema. Estes passos poderão variar, consoante o tema contenha algumas funcionalidades especificas ou não mas, genericamente os passos resumem-se a:
  1. Efectuar login no painel de controlo do nosso blog e clicar no separador "Esquema";
  2. Clicar na opção "Editar HTML";
  3. Efectuar o backup do template actual antes de fazer upload do novo tema. Para tal, clique na opção "Transferir modelo completo" e guardar o ficheiro no nosso computador;
  4. No ecrã em que se encontra, é possível ver a mensagem "Carregar um modelo a partir de um ficheiro no seu disco rígido:", procure pelo ficheiro XML do template que escolheu e seguidamente clique no botão "Carregar";
  5. E pronto, o seu novo tema deverá estar a funcionar!
ATENÇÃO: faço aqui uma chamada de atenção, que deve ser levada em conta: sempre que se altera o tema do blog, perdem-se as configurações de todas as miniaplicações (widgets) que estejam configuradas, sendo necessário voltar a reconfigurar tudo novamente!

E pronto, espero que o meu caro opositor não perca este desafio por causa do possível mau aspecto do seu blog - mas que vai perder vai!

4 comentários:

Sérgio disse...

Olá!

Este post é bastante interessante.
Visitei os sites de onde retirou este tema para o blogger e reparei que ele tem algumas alretações gráficas em relação ao original.

Será que pode dar também algumas dicas de como "afinar" os templates para o blogger, e como os adaptar?

Autor disse...

Olá Sérgio.

Ora aí está mais uma boa ideia para um post!

Brevemente já falarei sobre isso aqui no blog ;)

Anónimo disse...

Eu gostaria saber se não existem temas personalizados para o site criarumblog.
Obrigado

Mylla disse...

socorrooo!
Sou nova com blogs e baixei o tema Starlite Diva, mas não consigo colocar data nos posts, aparece a mensagem "undefined". Você pode me ajudar.
Bjus


Últimos comentários

Últimas do Twitter

    Sigam-me no Twitter
    Blog Widget by LinkWithin