Blog nº1

Indiscutivelmente o melhor blog...

Rega automática no jardim - projecto das férias

Olá a todos.

É verdade, estive ausente durante uns dias e por isso é que o blog parou.
Na semana passada estive de férias, e resolvi tirar também férias do PC. Aproveitei para dormir muito (hoje já nem precisei de despertador para me levantar para o trabalho), voltar a ver televisão (que estava esquecida - foi trocada pelo computador), andar de bicicleta - BTT, melhorar o sistema de rega do jardim, etc.

Das várias actividades, uma que me deu um gozo especial foi a construção do sistema de rega para o jardim. Actualmente apenas tenho água da rede pública para regar e, como essa tem pouca pressão, optei por colocar uma rega gota-a-gota, com uns gotejadores reguláveis e um programador que comprei no AKI.

Programador que escolhi:

O tubo escolhido foi de 16mm, também da marca Gardenea, tendo-se mostrado uma óptima escolha pela sua facilidade de utilização. Não foi necessário nenhum berbequim para efectuar os furos para colocar os gotejadores, tendo bastado uma pequena chave busca-polos de ponta aguçada. Apesar de fácil de perfurar, o tubo mostrou resistência suficiente a "pequenos" maus tratos.

Como disse, estas escolhas deveram-se em parte ao facto de ter baixa pressão na água da rede em casa, daí a escolha de cano normal e a aplicação posterior de gotejadores reguláveis, caso contrário teria optado por cano microperfurado. Assim, consigo regular os gotejadores que se encontram no inicio do tubo para um caudal minimo, o que me permite levar a água mais longe, mesmo apesar da fraca pressão. Em contrapartida, tenho que regar por períodos de tempo maiores, para compensar a pouca quantidade de água libertada pelos gotejadores.

0 comentários:


Últimos comentários

Últimas do Twitter

    Sigam-me no Twitter
    Blog Widget by LinkWithin