Blog nº1

Indiscutivelmente o melhor blog...

Webdesign - sugestões e boas práticas

Nos últimos dias não tenho tido possibilidades de actualizar o blog, por motivos profissionais (isto na quinta e sexta passadas) e porque no fim de semana estive a participar nas 12H de BTT de Proença-a-Nova.
Entretanto, quando voltei hoje ao activo, e fui dar uma vista de olhos pelos blogs dos meus adversários, verifiquei que dois deles continuam parados no tempo, sem nenhum tipo de actualização. Uma boa surpresa foi o Funny blog, que apresenta em poucos dias uma quantidade significativa de conteúdos... só ainda não tive tempo de os ler todos!

Também hoje, recebi um mail do meu colega opositor do Funny blog, a solicitar uma opinião sobre o trabalho que tem vindo a desenvolver. Esta foi uma óptima deixa que não vou deixar passar ao lado para efectuar mais um post. Assim, e em resposta ao mail que me foi dirigido, aqui ficam as minhas sugestões/opiniões:

1 - O texto de apresentação que aparece no inicio não favorece o blog. Normalmente, o que se pretende quando se consulta um site é ter acesso o mais imediato possível ás últimas actualizações, que por norma deverão aparecer num local de destaque, que neste caso deveria ser o local onde se encontra o texto de boas vindas.
Sugeria que para esse texto fosse criado um post, que poderia ficar com a tag "apresentação", por exemplo, e para o qual seria criado um botão no topo do blog, com o título "Sobre", por exemplo...

2 - O posicionamento de dois blocos de publicidade seguidos, no inicio da página também me parece um pouco agressivo. Se é verdade que esse é um dos locais mais vistos pelos utilizadores, e propavelmente um dos quais onde se obtêm melhores resultados com publicidade, penso que não se deve exagerar, pelo que sugeria a utilização de um único bloco de publicidade, bem integrado com o conteúdo.

3 - Um falta que me parece também de salientar é a não existência de um arquivo de todos os posts do blog. Por natureza, os post mais antigos vão ficando para trás, e podem cair no esquecimento, mesmo navegando pelas tags. A existência de um arquivo permite aos utilizadores mais interessados uma navegação pela totalidade dos posts, disponibilizando também informação importante sobre a actividade do blog. Isto parece-me importante também, pois, e na minha opinião, daremos mais credibilidade a um site que é frequentemente actualizado, em deterimento de um que sofra poucas actualizações.

4 - A uniformidade do design é muito importante num site. Verifiquei que o blog apresenta todos os links de cor vermelha, mas os links dos blocos de publicidade aparecem a azul. Sugeria que, e para manter o template escolhido, a cor dos links dos blocos de publicidade do adsense fosse alterado para a mesma cor vermelha, de forma a proporcionar uma melhor integração dos mesmos blocos de publicidade.

Por fim, gostaria de dar os parabéns ao colega desse blog, pelo empenho que apresenta.
Saliento, entre muitas outras coisas, a utilização do widget que permite mostrar artigos relacionados no final de cada post, o que permite, tal como disse, manter visíveis posts mais antigos. Tal como solicitado no mail, informo que esse mesmo widget não apresenta imagens nos posts de versos e teorias, mas apresenta imagens em todos os outros... não sei explicar esse comportamento...

Quanto aos critérios para encontrar o vencedor deste desafio, deixo aqui uma referência às sugestões que havia feito no post de apresentação dos ultimos 2 blogs concorrentes (deixem os vossos comentários).

0 comentários:


Últimos comentários

Últimas do Twitter

    Sigam-me no Twitter
    Blog Widget by LinkWithin