Blog nº1

Indiscutivelmente o melhor blog...

Optimizar a morada dos posts no blogger

Vamos então falar um pouco de SEO para o Blogger.

Sendo este um dos motivos que levou ao início do actual desafio entre blogs, passo agora a explicar uma técnica para optimizar as moradas dos posts dos nossos blogs do blogspot, de forma a pontuarem mais em termos de ranking de indexação por parte dos motores de busca.

Se já repararam, o blogger já faz parte do trabalho por nós, visto que sempre que escrevemos um novo post, se navegarmos até ele, a morada que aparece já comtém o texto que escrevemos no título desse post, e no caso do Blog nº1, será algo do género: http://oblogn1.blogspot.com/2009/07/título do post.
O principal problema, é que mesmo assim, essa morada não é totalmente optimizada, visto que muitas vezes inclui palavras que não têm qualquer peso nas buscas, como por exemplo: as, do, das, o, etc...
O segundo problema é o facto de muitas vezes, quando o título é maior, e em parte por serem utilizadas as expressões que referi anteriormente, o título que aparece na morada não é o texto completo que escrevemos.

Para fazer face a este problema, passo a explicar uma técnica que "descobri acidentalmente", e que apesar de não ser muito linear, resulta!

Na verdade, o que se tem que fazer é relativamente simples:

1 - Escrever o post e, colocar no título apenas as palavras que queremos na morada do post. Para este post, por exemplo, vou colocar inicialmente o seguinte título: Optimizar morada posts blogger.
Como se pode ver, para um título de um post, não é português muito correcto, mas são as palavras chave que pretendo ver na morada.

2 - Quando o post estiver pronto, publica-se. Se repararem, apenas quando se publica o post é que a morada para o mesmo é criada. Imediatamente a seguir, volta-se a editar o post e escreve-se o título em português correcto, que neste caso será: Optimizar a morada dos posts no blogger, e volta-se a publicar com a alteração efectuada.
Como se pode reparar, neste título, existem muitas expressões que não têm qualquer peso em termos de SEO, mas que são necessárias para que a frase faça sentido, não sendo no entanto necessárias na morada do post.

E pronto, já temos as palavras chave que se pretende na morada do post, e o título do mesmo está escrito em português correcto.
Se repararem, um vez publicado um post com um determinado título, será esse título que ficará para sempre na morada do post, independentemente das alterações que venha a sofrer ao longo dos tempos.

1 comentários:

Autor disse...

Já passaram alguns dias desde que fiz este post e, com muita pena minha, os meus opositores ainda nem sequem fizerem mais nenhum post novo...
Vamos a ver se nos próximos posts que efectuarem já optimizam a morada do post...


Últimos comentários

Últimas do Twitter

    Sigam-me no Twitter
    Blog Widget by LinkWithin