Blog nº1

Indiscutivelmente o melhor blog...

Personalizar o nosso tema do blogspot

Noutro dia, colocaram um comentário no num post que efectuei sobre como instalar temas personalizados no blogger / blogspot. Pois bem, conforme disse, aqui está um post em forma de resposta.

O que está em causa é a personalização de um tema personalizado... é verdade, é mesmo isto, pode soar mal, mas é o que está em causa: personalizar um tema, já de si personalizado!

O que está em causa é a substituição de alguns elementos que vêm com os temas personalizados, nomeadamente algumas imagens ou textos que possam ter palavras em inglês, por exemplo.
Neste caso, e se pretendermos simplesmente eliminar essas imagens ou textos, basta eliminar no código do tema a referência ás mesmas. Para tal, basta editar o ficheiro XML do tema, conforme indicado aqui, procurar o texto que pretendemos apagar, ou uma referência ao nome da imagem que pretendemos eliminar do tema, e apagar essas referências.
No caso de pretendermos adicionar imagens ao tema, já vamos ter que trabalhar um pouco mais.

Adição de imagens personalizas

rss_iconAqui, a única hipótese, é ter as imagens posteriormente alojadas na internet. Nesta altura poderão estar a pensar já em várias formas de o fazer, mas existe uma bastante fácil, sem termos necessidade de recorrer a qualquer serviço além do blogspot! Basicamente, crio um post, que fica sempre em rascunho e que nunca publico, onde adiciono imagens. Em seguida, clico na opção "Pré-visualização", que me permite ver o post, como se estivesse publicado. Posso assim ver as propriedades das imagens, e obter a morada/localização das mesmas. Por exemplo, a morada https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgpyhUY2XHcThY236lK7dBHom6KUHwjY8Rh2LeAMQnQEUSUA0EiwCf4rMjSrXCSG0fmNN4OIL6Dl0uHfsKFQj1kHVk2xJc8hzjB7I9OVs6Xi8X_hGiXquI6gdb2VvVELeylN-lnQNowgWM/s320/rss_icon.png é a morada do icon de RSS que se encontra no canto superior direito do blog, e que mantenho num post em rascunho.
Uma vez colocadas as imagens no servidor, teremos que editar o nosso ficheiro XML referente ao tema que estamos a actualizar, e substituir as imagens pretendidas pelas novas.

Adicionar botões para temas específicos

É ainda possível adicionar botões para temas especificos, como no caso deste blog, onde adicionei uma série de botões para os temas chave que são referidos no blog.
Para tal, necessitamos de adicionar etiquetas em todos os posts que vamos efectuando. Partindo do principio que todos os posts têm associadas etiquetas, e que essas etiquetas são utilizadas em mais que um post, está então na altura de criarmos os nossos botões para aceder directamente a essas categorias (etiquetas) específicas.

Em primeiro lugar, é necessário adicionar, se é que ainda não têm, uma miniaplicação para mostrar todas as etiquetas utilizadas no blog.
Uma vez publicada essa miniaplicação, ou widget, como lhe quiserem chamar, já conseguimos obter toda a informação de que necessitamos: a morada de cada uma das nossas etiquetas/categorias. Para tal, basta aceder a uma dessas etiquetas. No exemplo que se segue, mostro a etiqueta "jardim":
Como é visível pela imagem acima, temos assim acesso à morada da etiqueta "jardim".
Para concluir, bastará colocar no XML do nosso tema um link para a morada acima, que deverá ser configurado como apresentado na imagem que se segue:
Como se pode observar, sublinhado a verde é a parte que indica a morada para a etiqueta pretendida (não sendo utilizada a morada completa: http://oblogn1.blogspot.com/search/label/jardim). As setas laranja indicam também o texto que deverá ser alterado, que corresponde ao nome que vai ser apresentado no site para ser clicado.

0 comentários:


Últimos comentários

Últimas do Twitter

    Sigam-me no Twitter
    Blog Widget by LinkWithin